A osteoporose é uma condição médica na qual os ossos se tornam mais finos e fracos, desta forma, mais suscetíveis a fraturas. É uma doença não rara e afeta principalmente mulheres após a menopausa e em homens mais velhos (mais de 70 anos).
Ocorre quando o processo natural de remodelação óssea é alterado, gerando uma perda óssea mais rápida do que a formação óssea. Uma vez que os ossos se tornam mais frágeis, o risco de fraturas aumenta significativamente.
Os sintomas da osteoporose podem ser inexistentes ou leves até ocorrer uma fratura óssea. Os sintomas incluem dor óssea, postura encurvada, perda de altura ao longo do tempo e fraturas que ocorrem com facilidade.
Principais causas da osteoporose?
A principal causa da osteoporose é o envelhecimento. Com o passar do tempo, o equilíbrio entre a formação e a reabsorção óssea é afetado. A partir dos 35 anos a perda óssea predominante pode levar a uma diminuição gradual da densidade óssea.
Outra causa comum da osteoporose é a deficiência de estrogênio em mulheres. O estrogênio é um hormônio importante na manutenção da densidade óssea, e a menopausa acelera a perda óssea, aumentando o risco de osteoporose neste grupo.
Além disso, fatores de risco adicionais incluem baixa ingestão de cálcio e vitamina D, consumo excessivo de álcool, tabagismo, inatividade física, histórico familiar, certos medicamentos (corticosteróides, anticonvulsivantes), e outras condições médicas, como doença celíaca e transtorno da tireoide.
Quais os sintomas e consequências da osteoporose?
A osteoporose é uma doença silenciosa que pode não apresentar sintomas no estágio inicial. À medida que a doença progride, os sintomas podem surgir.
A principal consequência da osteoporose são as fraturas, que podem ocorrer em qualquer osso, entretanto são mais comuns na coluna vertebral, quadril, punho e costelas. Essas fraturas podem causar dor intensa, limitação da mobilidade e até incapacidade.
A dor e a limitação da mobilidade causada pelas fraturas podem reduzir significativamente a qualidade de vida dos pacientes com osteoporose. Perda de altura e deformidade da coluna (hipercifose), gerando incapacidade e dependência de terceiros e familiares.
Por isso, pacientes idosos com osteoporose e fraturas têm um risco aumentado de mortalidade, especialmente nos primeiros anos após a fratura.
Como evitar a osteoporose?
Existem várias medidas que podem ser tomadas para prevenir a osteoporose e manter os ossos saudáveis:
- Consumir uma dieta rica em cálcio e vit D: Alimentos ricos em cálcio são brócolis, couve, espinafre e amêndoas. A vitamina D auxilia na captação do cálcio pelo organismo. Ela pode ser mantida principalmente a partir da exposição solar.
- Praticar exercícios físicos regularmente: O exercício físico ajuda a fortalecer os ossos e aumentar a densidade óssea, dessa forma auxiliando no tratamento. Exercícios como caminhada, corrida, dança e levantamento de peso https://infoorto.com/saiba-como-prevenir-lesoes-no-esporte/ são benéficos para a saúde óssea.
- Evite o fumo e o consumo excessivo de álcool: O tabagismo e o consumo excessivo de álcool podem aumentar o risco de osteoporose.
Juntamente com bons hábitos, o exame de densitometria óssea é importante para avaliar estágios iniciais da doença permitindo o tratamento precoce. É importante consultar um médico regularmente https://drmarcelofranklin.com.br para avaliar a saúde geral e discutir medidas preventivas para a osteoporose.
Finalmente, adotar essas medidas, é possível prevenir a osteoporose e manter os ossos saudáveis ao longo da vida.